-
Arquitetos: NIU Arquitetura e Construção
- Área: 399 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Yuri Miranda
-
Fabricantes: HM moveis sob medida, InterLight, Portobello, Serralheria Martins, Tintas Maza, Vogel Revestimentos Especiais
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa MCZ foi projetada com a premissa de que todos os ambientes da casa deveriam se abrir à vista. Desde a garagem, passando por toda área social e gourmet, até o escritório e suítes, os proprietários deveriam visualizar o jardim e a vista do horizonte.
Partindo disso, aproveitando-se da largura de quase 50m do terreno, criou-se o bloco único da casa, paralelo a rua de acesso e ao jardim do fundo. Dessa maneira, também permitiu-se a inexistência de muros na parte frontal da casa, como é comum na maioria da residências locais.
Essa implantação também permitiu uma relação mais adequada entre a casa e a topografia, uma vez que devido a queda da frente para o fundo do terreno, evitar que a construção fosse na perpendicular trouxe facilidade na execução e economia na movimentação topográfica.
Existe um interessante contraste entre a parte frontal e posterior da casa. Enquanto a fachada, composta por elementos pesados, é fechada, trazendo privacidade aos proprietários, a parte posterior ja apresenta a leveza do beiral inclinado e se abre totalmente ao lazer.
Os materiais naturais também eram uma premissa crucial pra esse projeto. Eram eles que trariam o aconchego e atmosfera de uma casa de campo.
A pedra, os brises, o concreto, a madeira e os revestimentos cerâmicos escolhidos foram pensados para trazer a beleza sem esquecer a necessidade da manutenção fácil para todos os ambientes.
O jardim acaba vindo para ser o protagonista. Todas as escolhas das especies e dos melhores locais para inseri-las só vieram a valorizar ainda mais a casa, criando esse cenário que abraça a obra construída. No final cria-se a duvida se seria o jardim que pertence a casa, ou se a casa que acaba sendo mais um detalhe do jardim.